Ingredientes e principais pratos do Mediterrâneo

Grãos e Massas

O arroz (arbório ou basmatti), o couscous, o trigo búlgaro e a massa formam a essência de vida da culinária mediterrânica. O arroz de grão curto é o favorito na Itália para risottos e na Espanha para paellas. O arroz de grão longo é utilizado na Grécia e Turquia para pilafs. Couscous é um dos principais ingredientes nas cozinhas de Marrocos e da Tunísia e, tal como a massa, é quase sempre servido como prato único ou com um molho ralo e bem condimentado. O trigo búlgaro é usado em pilafs ou saladas, como o tabule.


Frutas

Frutas secas, como o figo, o damasco ou a tâmara, são ingredientes mediterrânicos tradicionais. As frutas (damascos, tangerinas, uvas, limões, pêssegos e ameixas) aparecem em pratos doces e salgados de todas as regiões.
Tradicionalmente, a sobremesa é composta por frutas, servidas cruas, cozidas ou preparadas de maneira simples. São exemplo os pêssegos descascados, fatiados e regados com vinho tinto e polvilhados com um pouco de açúcar; os morangos com uma pitada de vinagre balsâmico e polvilhados com açúcar em pó ou as frutas secas cozidas juntas numa deliciosa compota quente.


Hortaliças

Alcachofras, beringelas, pimentões, vagens, erva-doce, courgettes, tomates, cebolas, cogumelos selvagens e ervas diversas são só algumas das muitas hortaliças que exercem um papel importante na dieta mediterrânica. Como alguns dos pratos tradicionais, podem ser citados a ratatouille, uma mistura de hortaliças mediterrânicas refogadas em azeite de oliva e assadas ou cozidas; a salada verde da Grécia (hortaliças frescas com pepinos, cebolas e queijo feta) e vagens com tomates e azeite de oliva, acompanhamento popular um pouco por toda a zona mediterrânica.


Leguminosas

Lentilhas, feijões, favas e grão-de-bico são algumas das variedades mais populares. As lentilhas são fáceis e rápidas de preparar e são a base de muitas sopas, cozidos e saladas. O grão-de-bico é utilizado no homos, um patê clássico muito apreciado no Médio Oriente. Receitas à base de feijões são servidas como pratos principais ou entradas. Tipicamente, os feijões são demolhados de véspera e cozidos no dia seguinte em água fresca, até ficarem macios, sendo depois misturados com azeite de oliva, limão, alho, cebola, ervas e especiarias (como os cominhos, a pimenta ou a malagueta em flocos).


Queijos e iogurtes

Entre os queijos mais populares encontramos o feta, o mozzarella, o parmesão e o pecorino. O parmesão tem um sabor rico, distinto, e é ralado sobre as massas, sopas e arroz ou servido em pequenos pedaços com saladas ou frutas. O pecorino, feito com leite de cabra, é usado similarmente ao parmesão. Feta, um queijo branco granuloso, é o mais característico queijo fresco e é usado frequentemente em saladas. O iogurte, introduzido principalmente pelos turcos, é usado em vários pratos do Médio Oriente.


Azeite de oliva

Pedra fundamental da cozinha mediterrânica, o azeite de oliva extra virgem é da mais alta qualidade e muito saboroso, enquanto o azeite de oliva "puro" tem um sabor mais genérico, com múltiplas propostas.


Azeitonas

As azeitonas são encontradas em muitas variedades de sabores, texturas e aromas. Azeitonas verdes espanholas, Kalamata gregas, azeitonas sicilianas ou francesas de Nice, todas têm um sabor distinto. São servidas diariamente um pouco por todo o Mediterrâneo.


Ervas e especiarias

As ervas e as especiarias ajudam a identificar a região de um prato em particular, proveniente do Mediterrâneo. O Médio Oriente e o Norte de África usam salsa, hortelã, cominhos e coentros, bem como especiarias doces, como a canela e a pimenta Jamaica. Manjericão e orégãos, tal como o alecrim e o alho, são populares entre os italianos. O alho é utilizado em quantidades generosas na Itália e exerce um papel chave nas outras culinárias europeias e do Médio Oriente.
Não importa onde, o alecrim fresco e seco é usado um pouco por todo o Mediterrâneo. O açafrão identifica a Espanha, e estes deliciosos rizomas amarelos dão aos pratos um sabor de terra, de musgo. Alcaparras, o botão fechado de uma planta florífera, são transformadas em picles em vinagre salmourado e tem um sabor pungente.


Carne, peixe e aves

A carne não tem um papel significativo na cozinha mediterrânica. É utilizada tipicamente como um ingrediente para dar sabor. O peixe e os frutos do mar são abundantes e preparados de maneira simples (cozidos a vapor, assados ou grelhados). Geralmente, os molhos de acompanhamento são preparados em separado.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial